segunda-feira, 5 de março de 2018

Natanael Ramos – Islander’s Dilemma

Natanael Ramos - Islander's Dilemma
Disco apreciado por Miguel Estima

Existe sempre uma condicionante que vem quase propositadamente quando me chega um disco. Todos os momentos são bons momentos para a audição cuidada. E nestes últimos dias de Fevereiro eis que me chega o disco de Natanael Ramos, trompetista das ilhas Canárias que lançou recentemente o seu disco Island’s Dilemma.



 Um disco quase autobiográfico, poderia eu dizer, deste brilhante musico, que esteve a concluir os seus estudos em Amesterdão, tendo antes estado na MUSIKENE. Como qualquer músico de jazz, a lista de nomes com quem tem colaborado já e vasta e longa e talvez mesmo por isso, quando chegamos aos músicos do disco vemos que um trabalho deste tamanho não é símbolo de um elemento, mas sim de um conjunto fazendo um todo. Com ele colaboram Joris Roelofs no clarinete baixo, Virxilio da Silva na guitarra, Xan Campos no piano, Matt Adomeit no contrabaixo, Mark Schilders na bateria, Ester Van Hess empresta a sua voz em dois temas, e ainda colabora Kamerata Oiasso.
É um disco muito fresco, daqueles discos que ouvimos varias vezes, que dá vontade de repetir. Para além de bons arranjos, todo um conjunto que poderia falhar em determinado momento, mas o bom marinheiro sabe sempre navegar para bom porto. Soa a nostálgico, ele próprio intitula dois temas “all the way back”, com Tenerife e Holanda como subtemas. Sendo também de salientar os dois temas com letra “in Your Eyes” e “When You Don’t See Me”, como duas belas canções. Este disco que vem com o rótulo de jazz, trespassa claramente essa barreira, por ser mais do que um mero disco de um estilo. Não é bom para ficar resumido a uma só gaveta. E isso leva a pensar naqueles que me dizem “aí, eu não gosto de jazz”. Acho que da próxima vez, vou dizer-lhes ouçam o disco do Natanael Ramos e depois venham ter comigo.
Mais sobre o musico em: www.natanaelramos.com

Sem comentários: