sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Os Melhores Singles de 2016


Em tempos a música tinha um formato físico, o vinil era o mais usual e havia singles, pequenos discos de 45 rotações que continham, normalmente, uma canção no lado A e outra no lado B. Serviam a um evento único (one hit wonders) ou como apresentação de álbuns (Longa duração ou LP). No final de cada ano, as editoras publicavam um LP duplo que continha todos os singles, mais ou menos relevantes que ilustravam cada ano musical. Claro que também haviam as colectâneas (mix-tapes), feitas por amigos e gravadas em cassetes de crómio (à partida as melhores), com 90 min de duração e que permitiam também colocar um LP completo de cada lado da cassete.
Hoje em dia o formato físico conta pouco, apesar de alguns “maluquinhos” (nos quais me incluo) que ainda compram CD’s ou, com uma renovada importância, discos em Vinil. O que está massificado ainda, é o download, mais ou menos legal ou a visualização no youtube. Que veio dar ao vídeoclip ou teledisco (como se dizia antigamente) uma importância bem maior que a conseguida nos (defuntos) canais de música. Com isto a audição de álbuns completos, tem vindo a ser posta de parte, salvo raras excepções, logicamente.
Como tal e como chegámos à tradicional época de listas, começo as minhas com uma selecção de singles que me ajudam a ilustrar este ano de 2016:

1 – OIOAI – Que Se Foda



2 – Old Jerusalem – A Charm


3 - Señoritas – Acho que é Meu Dever Não Gostar


4 – Samuel Úria – É Preciso que Eu Diminua


5 - Surma - Maasai


6 - Sean Riley and the Slowriders – Dili
7 - Capitão Capitão – Sessenta e Quatro
8 - Os Velhos – Manso
9 - Golden Slumbers – The Hunt
10 - Los Negros – Amor nos Cornos
11 – Nice Weather for Ducks – Marigold
12 – Osso Vaidoso – Comigo me Desavim
14 - Peixe: Avião – Miragem
15 – Minta & The Brook Trout – I Can’t Handle The Summer
16 – Linda Martini – Unicórnio de Stª Engrácia
17 – First Breath After Coma – Umbrae (ft Noiserv)
18 – Joana Barra Vaz – Tanto Faz (com Selma Uamusse)
19 – Noiserv - Quinze
20 – Retimbrar – Vou a Pé (Cá Fora)

Sem comentários: