sábado, 28 de dezembro de 2013

Gisela João em Aveiro - Report


Já foi há algum tempo, mas não podia deixar acabar o ano, sem falar do concerto da Gisela João na Farav em Aveiro a 27 de Julho.
A primeira vez que a vi, foi no Bairro Alto da RTP2, o magnífico programa de entrevistas do José Fialho Gouveia. Nesse programa fiquei a saber do seu percurso desde Barcelos até Lisboa e a sua honestidade, beleza e alegria deixou-me logo com o “radar” ligado.
Quando vi que, inteligentemente, a organização da Farav a tinha contratado para um dos dias da feira, senti logo a obrigação de ver se se confirmava aquilo que se falava dela e a ideia que eu já fazia sobre o seu talento.

Logo a partir dos primeiros acordes, todas as expectativas que levava, foram superadas. Esta mulher consegue pôr qualquer um a gostar de fado, aquilo que ia lendo dava-me a ideia que se estava a criar um hype, mas a Gisela é bem mais que um hype, ela é um talento puro que não tem nada de “plástico”, ela sente mesmo aquilo que canta e contagia todos os que têm o prazer de a ouvir.


Depois, a sua alegria e a qualidade dos músicos que a acompanham, fazem o resto. Esses companheiros de palco são: Ricardo Parreira na Guitarra Portuguesa, Tiago Oliveira na Viola e o Francisco Gaspar no Baixo Acústico, que provaram ser os companheiros perfeitos para esta noite de sonho.


Não tenho muito mais palavras para descrever o que é a Gisela João ao vivo, a melhor forma de ficarem a saber como é a sua presença em palco, é não perderem qualquer oportunidade de a ver. Eu que já tenho muitos concertos no meu historial, posso dizer que fiquei maravilhado com o que vi e ouvi e aconselho vivamente a todos!
"Não é Fadista quem quer, mas sim quem nasceu Fadista!", é o que se ouve em "Antigamente" e a Gisela João - Nasceu Fadista!


Aqui fica o alinhamento do concerto:
Madrugada Sem Sono 
Vieste do Fim do Mundo 
Meu Amigo Está Longe
 Bailarico Saloio 
Voltaste 
Sei Finalmente 
Canto de Rua 
Primavera Triste 
(A casa da) Mariquinhas 
Sou Tua 
Malhões e Vira 
Maldição 
Não Venhas Tarde 
Antigamente

Podem ver mais fotos deste magnífico concerto, neste álbum da página de facebook deste blog.

Sem comentários: