quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Wraygunn nas Noites Ritual

Depois de um pequeno descanso e de uma boa conversa com alguns colegas que também vieram cumprir o ritual. Aqui está mais uma vantagem deste novo formato, assim dá para “respirar” entre concertos, seguiram-se os Wraygunn que prometiam “abanar a casa”.
Foi mesmo isso que Paulo Furtado e os seus “comparsas” fizeram desde o princípio do concerto.
Abriram com Tales of Love do seu mais recente disco L’Art Brut e logo de seguida veio Soul City do álbum Eclesiastes 1.11 que tem uma introdução da responsabilidade de Martin Luther King que continua arrepiante, ouvir aquele “Free at Last” antes da explosão de guitarras ainda mexe comigo, e claro que as vozes da Raquel Ralha e da Selma Uamusse estavam no ponto, tal como a restante banda que conta com o Pedro Vidal na guitarra, o João Doce nas percussões, o Pedro Pinto na bateria e o Sérgio Cardoso no baixo.
Os Wraygunn são uma máquina de Rock’n’Soul’n’Blues muito bem afinada que ainda por cima, tendo um palco como o das Noites Ritual, dão um show fora de série.
 
Seguiu-se o electrizante Ain’t Gonna Break My Soul e depois veio a portuense Marta Ren que prepara um disco a solo para breve, para cantar Kerosene Honey com a banda, I’m For Real e (She’s a) Go Go Dancer mantiveram o público em altas, tal como Stroling Around My Hometown e My Secret Love. Track You Down, acalmou as coisas um bocado, mas serviu para mostrar uma das belezas “escondidas” do novo disco, logo de seguida foi tocada uma versão que - os puristas chamar-me-ão exagerado ou blasfemo pecador - eu chego a gostar mais que o original, de Cheree dos Suicide que é reinterpretado maravilhosamente pelos Wraygunn.
A apresentação de Lart Brut continuou com I Wanna Go (Were the Grass is Green), I Bet All on You e Don’t You Wanna Dance? o primeiro single do álbum que contou com a presença de uma fã em palco durante toda a canção.
Fãs em cima do palco não faltaram também quando foi tocada uma versão de Teenage Kicks, um original da banda Punk the Undertones, sendo este um dos grandes momentos do concerto.
Daqui para a frente foi sempre a abrir com uma sequência “infernal “ que teve Drunk or Stoned, Juice e Love Letters From a Motherfucker.
Para o final apoteótico subiram ao palco os dois Dead Combo, o Alexandre Frazão e a Marta Ren para tocarem e cantarem o tema All Night Long, subiu também ao palco, a convite de Paulo Furtado “o gajo do cavaquinho” que estava no meio do público e teve o privilégio de fazer parte da festa, no melhor lugar possível.
Como o Paulo ainda não podia fazer as suas “avarias” do costume quem ficou com a delicada missão do Crowd Surf, foram as três meninas presentes que de uma forma mais ou menos corajosa e/ou louca, aceitaram o desafio e lançaram-se nessa árdua tarefa, e mesmo com umas mãos a mais em sítios onde não deviam, a coisa até não correu mal. A versão longa do tema também deu para irem e voltarem sãs e salvas.

Foi um grande final para uma grande noite que agradou a todos seguramente, valeu a pena esta opção por concertos de grande formato.

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