quarta-feira, 26 de maio de 2010

Auxiliares de Memória XXXI


No último dia de Julho de 2004 desloquei-me pela segunda vez ao Festival Intercéltico de Sendim. A viagem foi difícil, mas na tarde de sábado, já estava por lá a disfrutar de tão bela terra e de muito boa música.
Só pelo bom ambiente do Festival e pela boa música é que me dispus a enfrentar as mais de quatro horas de viagem, sim porque isto de auto-estradas a mais é coisa para outros sítios do País, para Trás os Montes ainda se leva um "bocadinho".
Nessa noite ia poder ver os já conceituados Hedningarna (de quem já falei noutro artigo) e ia passar a conhecer o grupo de que quero falar hoje, os La Musgaña.
Grupo fundado, em 1986, por Quique Almendros com Rafael Martín e José Maria Climant, com o objectivo de divulgar a música tradicional da zona de Castilla, mas com ritmos mais modernos e actuais. (aqui podem saber mais).
Durante o meu passeio pelo recinto do Festival, ao visitar uma banca de venda de discos e ao perguntar se o disco valia a pena, a pessoa que me atendia disse: pergunta a esse senhor que está aí ao teu lado, ele é capaz de te responder melhor.
O senhor que estava ao meu lado era Carlos Beceiro o "guitarrista da banda", claro que me aconselhou a compra e eu retorqui que só depois do concerto é que decidiria se comprava ou não, ficava a possibilidade dessa venda nas mãos dele e do resto do grupo, ehehe
Eu que nada conhecia do grupo, fiquei conquistado aos primeiros temas, um grupo apenas com temas instrumentais conseguiu animar todos os presentes, mais ou menos conhecedores.
É que em Sendim encontram-se os mais entendidos da área do Folk, com os apenas curiosos para conhecer estes sons de raízes de vários países.

Escusado será dizer que foi um excelente concerto e como o prometido, o disco acabou a fazer parte da minha colecção, tal como o "Temas Profanos", disco que estava a ser apresentado nessa tournée.

Infelizmente, cerca de duas semanas depois deste concerto, o fundador da banda sofreu de um derrame cerebral, num ensaio, que inviabilizou a sua continuação com a banda.
Banda que mesmo assim conseguiu sobreviver a este duro golpe e ainda se encontra no activo.
Podem visitar aqui o myspace do grupo para conhecerem os temas mais recentes, eu deixo-vos um video com o tema "Picao" que abre o excelente álbum ao vivo e que foi gravado naquele fatídico mês de Agosto.

Sem comentários: