terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os Cempés

Em 2007 um dos melhores e mais divertidos grupos de música folk galega - Os Cempés - anúnciavam o seu fim, com muita pena minha e de muitos fãs.
Eu ainda tive o prazer de os ver duas vezes ao vivo no ano de 04, uma no Festival do Mundo Celta de Ortigueira e outra na festa da Carballeira de Zás em Agosto.
Nesta festa tive ainda tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente Sérgio Cés e Óscar Fernandez, duas excelentes pessoas além de grandes músicos desta banda. Lembro-me particularmente de um pequeno episódio com o Sérgio, em que após eu lhe ter referido que o tema "Que non Volvan" (parte integrante da colectânea - Nunca Mais - que continha canções de vários artistas galegos e evocava a tragédia do Prestige), me fazia lembrar um pouco as canções do Zeca, ele imediatamente me agradeceu dizendo que era um tremendo elogio, dado ele era um grande fã do músico português.
Foi apenas mais uma das situações em que me apercebi da importância que Zeca Afonso tem na Galiza e nos músicos galegos, ao contrário do que tão pouco se fala dele e da sua música por cá.
Ao vivo eles não eram só de festa pura, as referências ao problemas da Galiza e dos galegos nunca eram esquecidos o que só tornava os espectáculos ainda mais interessantes, notava-se o seu orgulho em também serem (pelo menos o Sérgio) apanhadores de percebes e a alegria em palco era sempre muito contagiante.
Decidi falar deste grupo porque hoje se comemoram os dois anos do concerto que marcou o fim da banda, deixo aqui um video que resume essa actuação com excertos de alguns dos temas mais "emblemáticos", deixo também o meu desejo de "Que Vólvan Os Cempés!"

1 comentário:

dj duck disse...

Amigo João
Já tiveste a experiencia de ir a Urtigueira?Que tal?
Abraço e Boas Festas
dj duck