segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mazgani - Loja Optimus da Casa da Música




Não é costume ouvirem-me dizer que sou um sortudo, mas é um facto, mesmo com as contrariedades que vou tendo na vida a sorte não me tem abandonado. Desta vez veio na forma de uma entrada gratuita para o concerto de Mazgani, na Loja Optimus da Casa da Música, no passado sábado.
Tal como eu fiquei muito grato com semelhante oferta, seria lógico que todas as pessoas presentes estivessem igualmente gratos por poder disfrutar, num espaço tão intimista, da presença de Mazgani e da sua música.
Infelizmente as "borlas" podem ser injustas e permitem a entrada de autênticos "paspalhos" que não são dignos desse tipo de oferta e que ainda por cima têm a lata de incomodar os músicos e inclusivé a maioria do público presente, apenas para assistir a este evento.
O meu conselho à organização é que para a próxima seja mais selectiva a escolher os convidados, de forma a que estejam presentes os verdadeiros admiradores dos grupos, penso que assim estariam a prestar um bom serviço aos músicos e à marca patrocinadora.
Poto o desabafo e voltando ao concerto em si, esta foi a terceira vez que vi o Mazgani ao vivo. A primeira tinha sido só com ele e a sua guitarra acústica, numa sala do Teatro Aveirense. A segunda foi no Festival S.I.R.E.N.E.S. em Estarreja, já acompanhado pelo Pedro Gonçalves e finalmente agora, acompanhado por Sérgio Mendes na guitarra e por Vitor Rodrigues Coimbra no contrabaixo.
E que bela "equipa" se juntou a dar-nos música, tivémos aqueles temas calmos que nos põem a pensar e também tivémos direito a uma actuação de "raiva" a fazer lembrar um qualquer pregador que costumamos ver em filmes americanos.
Surpreendeu-me bastante esta veia mais "rebelde" que já se notava no EP "Tell The People", mas que ao vivo é, e muito bem, ampliada.
Quero dar os parabéns a todos os músicos por terem conseguido manter o "sangue frio" em relação aos tais "paspalhos" que referi.
Numa perspectiva dos males que vêm por bem, talvez a má educação de alguns dos presentes, tenha contribuido para esta actuação mais "visceral" e que muito me agradou.
Foram tocados cinco temas novos que virão a fazer parte do futuro álbum que vai sair no próximo ano, mas primeiro, já está a decorrer o lançamento holandês de um álbum de apresentação que mistura o primeiro disco, com temas do EP e ainda com um dos temas novos que creio ser o "Slaughter House of Love".
Deixo-vos o alinhamento do concerto e o meu desejo de ver novamente Mazgani, mas para uma platéia exclusiva senão de admiradores, pelo menos que seja uma platéia de gente interessada.

Sem comentários: