sexta-feira, 17 de julho de 2009

Portugal ou Absurdistão?

Estava eu a fazer um "zapingzinho" numa parte mais enfadonha da etapa de hoje da Volta a França quando, ao passar pelo canal 1 da nossa RTP, deparo com um daqueles programas "fantásticos" de Verão, no caso o "Verão Total", hoje na cidade de Miranda do Douro, e de repente começa a dar uma reportagem, com algum interesse, sobre a Fábrica de Facas Irmãos Pires situada em Palaçoulo.
Até aqui tudo bem, de repente começo a dar alguma atenção à dita reportagem e começo a ouvir um tema dos MGMT (o single "A Time to Pretend"), por acaso até gosto da banda e da sua música, mas porra! Estão em Miranda e a música de fundo que se lembram de por é esta?????
Eu por norma já costumo dizer para mim mesmo que vivemos num país de malucos, mas não é preciso darem-me razão desta forma.
O que me chateia é que quer a RTP (Rádio e Televisão de PORTUGAL) é paga por todos nós, o que é suposto fazerem é serviço público, no meu entendimento, particularmente neste caso, a música devia ser a da terra.
Não estou aqui a usar qualquer tipo de nacionalismo bacôco, eu, como já toda a gente viu neste blog, gosto de praticamente todos os géneros musicais, sei é que há um lugar para cada género. Os MGMT ficavam muito bem num programa sobre música ou num daqueles programas de passagens de modelos ou "coisas vip", agora num programa que, supostamente está a divulgar uma região, que ainda por cima é tão rica musicalmente, e metem como som de fundo o último "grito" de uma banda inglesa, só mesmo neste País de Malucos que se podia chamar de Absurdistão.
Fica aqui um tema "Redondo" dos Galandum Galandaina, banda da região, e, com dedicatória especial para alguns senhores da RTP, uma parte da letra: "Nós daqui e Vós Daí/Sodes Tantos Como Nós/Mataremos Um Carneiro/Os Cornos São Para Vós!

2 comentários:

ondamarela disse...

Só pra dizer que já estive a ver um programa de vinte minutos na RTV (aquele canal raro) só com imagens de arquivo de Miranda do Douro, paisagens, gaitas, burros, pauliteiros, e sempre com o mesmo CD inacreditável por trás. Cantares ao desafio minhotos, qualidade i grego... inacreditável.

dj duck disse...

O novo albúm é muito bom!